Resumo:
O presente Trabalho refere-se à proposta de educação inclusiva sob a perspectiva do
Intérprete de Libras, em relação às aulas de Geografia. Busca destacar a importância do
professor de Geografia ter um novo olhar acerca do aluno surdo, adotando uma metodologia
diferenciada que resulte num aprendizado mais significativo, tornando as aulas de Geografia
mais dinâmicas. Além disso, fornece meios para que o professor de Geografia reflita sobre as
adequações que podem ser feitas visando atender às necessidades educacionais de seus alunos
surdos.
O objetivo geral deste estudo é destacar a importância do uso dos recursos tecnológicos, por
parte dos professores, como meio facilitador do conhecimento para o aluno surdo, bem como
discutir o papel que o Intérprete de Libras desempenha no processo de ensino aprendizagem.
Para isso, foram aplicados questionários a 10 Intérpretes de Libras do IFPB, no sentido de
propiciar um melhor aprofundamento do tema em questão. Com base na análise dos dados
foram identificados importantes aspectos relativos à educação dos surdos, como a necessidade
de uma proposta de ensino que vise tornar o conteúdo de Geografia acessível aos alunos
surdos. Os depoimentos apontam ainda as dificuldades que tanto os alunos surdos como os
Intérpretes de Libras enfrentam quando as aulas não são adaptadas e as recomendações dadas
por esses profissionais aos professores de Geografia.
Portanto, o trabalho pretende contribuir para que haja uma reflexão acerta de práticas
educativas envolvendo os alunos surdos, a fim de sanar lacunas em sua aprendizagem
referente ao conteúdo das aulas de Geografia, por apresentar possibilidades aos professores de
Geografia de adaptação de materiais e uso dos recursos tecnológicos.
Descrição:
CARVALHO, K. K. A. de. Ensino de geografia para alunos surdos: desafios e possibilidades na visão do intérprete de LIBRAS. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.