UEPB - Repositório Digital

Ensino de geografia para alunos surdos: desafios e possibilidades na visão do intérprete de libras

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Carvalho, Kézia Kelly Ataide de
dc.date.accessioned 2018-04-17T12:23:34Z
dc.date.available 2018-04-17T12:23:34Z
dc.date.issued 2016-10-25
dc.identifier.other CDD 371.912
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16218
dc.description CARVALHO, K. K. A. de. Ensino de geografia para alunos surdos: desafios e possibilidades na visão do intérprete de LIBRAS. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho refere-se à proposta de educação inclusiva sob a perspectiva do Intérprete de Libras, em relação às aulas de Geografia. Busca destacar a importância do professor de Geografia ter um novo olhar acerca do aluno surdo, adotando uma metodologia diferenciada que resulte num aprendizado mais significativo, tornando as aulas de Geografia mais dinâmicas. Além disso, fornece meios para que o professor de Geografia reflita sobre as adequações que podem ser feitas visando atender às necessidades educacionais de seus alunos surdos. O objetivo geral deste estudo é destacar a importância do uso dos recursos tecnológicos, por parte dos professores, como meio facilitador do conhecimento para o aluno surdo, bem como discutir o papel que o Intérprete de Libras desempenha no processo de ensino aprendizagem. Para isso, foram aplicados questionários a 10 Intérpretes de Libras do IFPB, no sentido de propiciar um melhor aprofundamento do tema em questão. Com base na análise dos dados foram identificados importantes aspectos relativos à educação dos surdos, como a necessidade de uma proposta de ensino que vise tornar o conteúdo de Geografia acessível aos alunos surdos. Os depoimentos apontam ainda as dificuldades que tanto os alunos surdos como os Intérpretes de Libras enfrentam quando as aulas não são adaptadas e as recomendações dadas por esses profissionais aos professores de Geografia. Portanto, o trabalho pretende contribuir para que haja uma reflexão acerta de práticas educativas envolvendo os alunos surdos, a fim de sanar lacunas em sua aprendizagem referente ao conteúdo das aulas de Geografia, por apresentar possibilidades aos professores de Geografia de adaptação de materiais e uso dos recursos tecnológicos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.subject Língua de sinais pt_BR
dc.subject Intérprete de LIBRAS pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.title Ensino de geografia para alunos surdos: desafios e possibilidades na visão do intérprete de libras pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta