Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso que tem como título Estágio Supervisionado na
formação inicial dos professores de Geografia da UEPB surgiu da necessidade de aprofundar
uma pesquisa em relação ao tema, iniciada no período de Estágio Supervisionado no ano de
2012. Através de pesquisa bibliográfica, com o auxílio de entrevistas realizadas com
estudantes de licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e levando em
consideração a experiência da autora deste trabalho, procuramos fazer uma análise do modo
como a Geografia vem sendo abordada nas escolas e quais recursos têm sido utilizados para
tal prática, buscando desta forma compreender a função do docente no processo de ensinoaprendizagem
desta disciplina e fazer uma análise de quais metodologias usar em sala de aula
para tornar este processo o mais prazeroso possível para o aluno. É apresentado o Estágio
como Componente da grade curricular, as experiências e desafios propostos aos estagiários e
algumas reflexões a respeito da prática docente como aprendida na academia e como de fato
ela vem acontecendo nas nossas escolas. Por tratar-se de um momento de culminância de
grande parte daquilo que somos instigados por nossos mestres a aprender na academia, o
Estágio apresenta-se como um “divisor de águas” na Graduação, pois trata-se de um instante
decisivo onde somos confrontados por questionamentos e experiências que nos ajudarão a
decidirmos que tipo de profissionais queremos nos tornar.
Descrição:
MONTEIRO, E. M. A. Estágio supervisionado na formação inicial dos professores de geografia da UEPB. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.