UEPB - Repositório Digital

A música como recurso pedagógico facilitador do ensino da matemática na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gama, Rita de Cássia Rodrigues de Souza
dc.date.accessioned 2018-04-19T17:54:03Z
dc.date.available 2018-04-19T17:54:03Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16315
dc.description GAMA, R. de C. R. de S. A música como recurso pedagógico facilitador do ensino da matemática na educação infantil. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista a dificuldade de muitos alunos em aprender matemática, ficamos a meditar em maneiras de como o lúdico pode contribuir para a aprendizagem dessa disciplina desde a Educação Infantil. Dessa forma, decidimos analisar como a música pode contribuir para a aquisição das habilidades matemáticas estabelecidas pelos documentos oficiais, que devem ser desenvolvidas na Educação Infantil. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo investigar como os professores da educação infantil percebem a contribuição da música na aprendizagem de matemática. No desenvolvimento do trabalho elaboramos uma discussão mesclando os principais documentos oficiais que regem a Educação Infantil, com as ideias de alguns autores, sendo eles: Azevedo (2007), Brito (2003), Ferreira (2009), Maffiolete (2005) e Smole, Diniz e Candido (2005), no corpo do texto trazemos exemplos de canções que podem ser utilizadas na Educação Infantil para o desenvolvimento das habilidades de classificação e seriação. Nossos sujeitos de pesquisa foram quatro professores atuantes em uma escola municipal da Cidade de Guarabira. Como ferramenta para o levantamento de dados utilizamos o questionário. De modo geral, os professores demonstraram conhecimento sobre a utilização da música como método que auxilia na aprendizagem das crianças na educação infantil, ao passo que exporam que seu uso facilita que as crianças desenvolvam e assimilem os conteúdos da aprendizagem de matemática de forma prazerosa. Portanto, com base nas respostas dos professores ao questionário aplicado, ficou evidenciado que o objetivo da música como recurso didático favorece positivamente para o ensino e aprendizagem da criança, conferindo resultados satisfatórios ao presente estudo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Elivelton Serafim Silva pt_BR
dc.language.iso tr pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Ensino lúdico pt_BR
dc.title A música como recurso pedagógico facilitador do ensino da matemática na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta