Resumo:
Tendo em vista a dificuldade de muitos alunos em aprender matemática, ficamos a meditar
em maneiras de como o lúdico pode contribuir para a aprendizagem dessa disciplina desde a
Educação Infantil. Dessa forma, decidimos analisar como a música pode contribuir para a
aquisição das habilidades matemáticas estabelecidas pelos documentos oficiais, que devem
ser desenvolvidas na Educação Infantil. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa que
teve por objetivo investigar como os professores da educação infantil percebem a contribuição
da música na aprendizagem de matemática. No desenvolvimento do trabalho elaboramos uma
discussão mesclando os principais documentos oficiais que regem a Educação Infantil, com as
ideias de alguns autores, sendo eles: Azevedo (2007), Brito (2003), Ferreira (2009),
Maffiolete (2005) e Smole, Diniz e Candido (2005), no corpo do texto trazemos exemplos de
canções que podem ser utilizadas na Educação Infantil para o desenvolvimento das
habilidades de classificação e seriação. Nossos sujeitos de pesquisa foram quatro professores
atuantes em uma escola municipal da Cidade de Guarabira. Como ferramenta para o
levantamento de dados utilizamos o questionário. De modo geral, os professores
demonstraram conhecimento sobre a utilização da música como método que auxilia na
aprendizagem das crianças na educação infantil, ao passo que exporam que seu uso facilita
que as crianças desenvolvam e assimilem os conteúdos da aprendizagem de matemática de
forma prazerosa. Portanto, com base nas respostas dos professores ao questionário aplicado,
ficou evidenciado que o objetivo da música como recurso didático favorece positivamente
para o ensino e aprendizagem da criança, conferindo resultados satisfatórios ao presente
estudo.
Descrição:
GAMA, R. de C. R. de S. A música como recurso pedagógico facilitador do ensino da matemática na educação infantil. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.