Resumo:
Mediante a importância da formação docente para efetivar a qualidade da educação na contemporaneidade, o presente trabalho busca refletir as contribuições do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) para a formação inicial dos alunos de Pedagogia – Campus III / Guarabira. Dessa forma, os objetivos a serem alcançados são: a) Apresentar um breve histórico acerca da formação de professores, com ênfase na formação em curso de licenciatura em Pedagogia; b) Reconhecer o PIBID como política pública voltada para a formação de professores para a Educação Básica; c) Identificar os aspectos positivos e diferenciais do programa para alcançar uma prática inovadora; e d) Refletir como o programa tem contribuído para a melhoria da formação inicial dos alunos das licenciaturas. A metodologia utilizada para a elaboração desse trabalho foi a pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico e documental. Foram utilizados como aporte teórico autores como: SAVIANI (2005), PIMENTA (2011), VEIGA (1989), MELLO (2000), BRZEZINSK (2002), HAGEMEYER (2004) e marcos legais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394-96) entre outros. Dessa forma, o Pibid é caracterizado por viabilizar o ingresso de licenciandos nas escolas públicas, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da educação, através de ações que incentivam e fortalecem o exercício da docência, relacionando a teoria das universidades à uma prática inovadora e reflexiva seguindo as perspectivas da educação na atualidade.
Descrição:
OLIVEIRA, K. T. de. A importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) para a formação inicial dos alunos de Pedagogia. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.