dc.contributor.author |
Oliveira, Khomar Tander's de |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-19T17:55:05Z |
|
dc.date.available |
2018-04-19T17:55:05Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16317 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, K. T. de. A importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) para a formação inicial dos alunos de Pedagogia. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Mediante a importância da formação docente para efetivar a qualidade da educação na contemporaneidade, o presente trabalho busca refletir as contribuições do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) para a formação inicial dos alunos de Pedagogia – Campus III / Guarabira. Dessa forma, os objetivos a serem alcançados são: a) Apresentar um breve histórico acerca da formação de professores, com ênfase na formação em curso de licenciatura em Pedagogia; b) Reconhecer o PIBID como política pública voltada para a formação de professores para a Educação Básica; c) Identificar os aspectos positivos e diferenciais do programa para alcançar uma prática inovadora; e d) Refletir como o programa tem contribuído para a melhoria da formação inicial dos alunos das licenciaturas. A metodologia utilizada para a elaboração desse trabalho foi a pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico e documental. Foram utilizados como aporte teórico autores como: SAVIANI (2005), PIMENTA (2011), VEIGA (1989), MELLO (2000), BRZEZINSK (2002), HAGEMEYER (2004) e marcos legais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394-96) entre outros. Dessa forma, o Pibid é caracterizado por viabilizar o ingresso de licenciandos nas escolas públicas, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da educação, através de ações que incentivam e fortalecem o exercício da docência, relacionando a teoria das universidades à uma prática inovadora e reflexiva seguindo as perspectivas da educação na atualidade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Débora Regina Fernandes Benício |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Docência |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.title |
A importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) para a formação inicial dos alunos de Pedagogia |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |