Resumo:
Nos dias atuais, as pesquisas no Ensino de Química vêm discutindo a necessidade de incorporar no planejamento, novas abordagens de ensino dentro de uma perspectiva construtivista, com objetivo de minimizar as limitações na aprendizagem dos estudantes, e buscando superar a falta de motivação pelos conteúdos de Química. Dessa forma, a Teoria da Aprendizagem Significativa na perspectiva de David Ausubel, apresenta-se com uma teoria cognitivista que preocupa-se em como o professor deve construir conhecimento nos indivíduos, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, a contextualização dos conteúdos, a inserção de materiais potencialmente significativos e a pré- disposição para a aprendizagem, tendo como objetivo superar o ensino com abordagem mecânica. Logo, busca-se que os novos conhecimentos construídos de maneira não arbitrária e não literal, sejam incorporados de maneira eficiente à estrutura cognitiva do aluno, proporcionando uma aprendizagem significativa. Pensando nestas questões, este trabalho de pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma sequência didática para trabalhar com o tema gerador alimentos, a partir do estudo das funções orgânicas na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, com alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Matinhas-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 17 alunos. Como instrumento de coleta de dados, foram solicitados a elaboração de mapas conceituais para diagnosticar indícios de aprendizagem significativa. Para a avaliação da proposta, foram aplicados questionários mistos. Para análise dos dados referentes aos mapas, buscou-se verificar a organização dos conceitos ao longo deles, buscando verificar se houve indícios de aprendizagem significativa. Já para as questões fechadas, os dados foram expressos em gráficos de pizza elaborado no excel, enquanto que para a análise das questões abertas, utilizou-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin, buscando discuti-los e articulando-os com os referenciais teóricos do objeto em estudo. Os resultados revelam que apesar das dificuldades apresentadas pelos alunos quanto à construção do mapa conceitual, foi possível identificar indícios de aprendizagem significativa. Neste sentido, em todos os mapas construídos ficou evidente o princípio da diferenciação progressiva, onde muitos conceitos foram organizados do mais geral até os específicos. Quanto à avaliação da proposta didática aplicada com os alunos, 94% avaliaram como excelente, 6% como boa e nenhum dos sujeitos avaliaram como razoável ou ruim. Logo, percebeu-se que a proposta de ensino adotada, a didática da professora e o desenvolvimento de aulas a partir do uso de vídeos, textos, construção de estruturas moleculares, mapas conceituais, entre outros, contribuíram positivamente no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma foi possível identificar a partir da análise das falas dos sujeitos, que a proposta desenvolvida permitiu despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, trazendo maior dinamicidade às aulas, favorecendo a interação entre os indivíduos e promovendo aprendizagem nos estudantes.
Descrição:
ROCHA, I. G. da. A Química dos alimentos e as funções orgânicas: avaliação de uma proposta didática á luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.