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A inserção da experimentação no Ensino de Química tem se configurado como uma estratégia de ensino potencializadora capaz de promover uma aprendizagem a partir da compreensão dos diversos fenômenos estudados nesta ciência. Nesse sentido, os experimentos devem apresentar um roteiro que possa proporcionar um ensino construtivista e sociocultural. Dessa forma, busca-se romper com a velha concepção de trabalhar os experimentos a partir do uso de roteiros prontos e acabados, com o propósito de comprovar teorias e conceitos científicos. Pelo contrário, o professor deve dar espaço aos alunos para explanarem suas opiniões a partir das observações feitas nas aulas, buscando trabalhar o experimento numa perspectiva problematizadora. Pensando nestas questões, o presente trabalho de pesquisa, tem como objetivo de analisar como os livros didáticos de Química do PNLD 2015 apresentam as atividades experimentais para o Ensino de Termoquímica. Desta forma buscou-se analisar os roteiros experimentais, tomando como base as ideias apresentadas por Silva et al. (2012), com o objetivo de classificar os roteiros em tradicional, sociocultural e construtivista. Já na segunda categoria, buscou-se analisar os experimentos a partir da classificação proposta por Santos (2006), que consistiu na análise de alguns critérios em relação às metodologias empregadas na realização das atividades, a presença de materiais utilizados e advertências em relação aos cuidados que devem ser tomados e a presença de orientações sobre o uso de reagentes e seu descarte. As análises foram apresentadas em tabelas, como também foi feito um recorte das imagens dos roteiros extraídos dos livros, buscando em seguida analisá-los, articulando-os com os referenciais teóricos do objeto em estudo. Os resultados obtidos evidenciam algumas falhas existentes nos roteiros experimentais, necessitando que os professores de Química possam avaliá-los de forma criteriosa, buscando saber fazer uma escolha consciente que o ajudará a construir um conhecimento químico dentro de uma perspectiva construtivista e sociocultural. Percebe-se que alguns roteiros se apresentam dentro de uma perspectiva tradicional. No que se refere à segunda categoria analisada, é possível concluir que nenhum dos livros do PNLD 2015, no que se refere ao capítulo de Termoquímica, contemplam em sua totalidade, as subcategorias analisadas na classificação proposta por Santos (2006). |
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