UEPB - Repositório Digital

O Show da Inorgânica: Construção e avaliação de um jogo didático para auxiliar os estudantes na aprendizagem das funções inorgânicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Carolina Costa de
dc.date.accessioned 2018-04-23T18:04:58Z
dc.date.available 2018-04-23T18:04:58Z
dc.date.issued 2016-10-14
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16385
dc.description OLIVEIRA, C. C. de. O Show da Inorgânica: Construção e avaliação de um jogo didático para auxiliar os estudantes na aprendizagem das funções inorgânicas. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract As atividades lúdicas tem se apresentado como um recurso didático auxiliar que contribui na construção dos conhecimentos em Química, sendo capaz de proporcionar diversão, prazer e motivação, como também aprendizagem, minimizando as dificuldades apresentadas pelos estudantes. As pesquisas tem revelado que tal recurso tem contribuído para o desenvolvimento de novas descobertas, amplia e favorece a personalidade, onde o professor assume a posição de mediador, incentivador e avaliador do processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva a presente pesquisa buscou construir e avaliar um jogo didático para o conteúdo de Funções Inorgânicas com alunos do 1º ano de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa ação de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários (abertos e fechados) para avaliação do recurso didático e das ações desenvolvidas com os estudantes. Os dados obtidos foram representados através de figuras e tabelas, onde foram interpretados e analisados á luz do referencial teórico que trata sobre o objeto em estudo. Os resultados revelam que os alunos avaliaram a atividade lúdica de forma positiva, afirmando que ela pode auxiliar o professor de química no ensino das funções inorgânicas, proporcionando uma aprendizagem significativa, como também motivação e interesse nas aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Atividade lúdica pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Funções inorgânicas pt_BR
dc.title O Show da Inorgânica: Construção e avaliação de um jogo didático para auxiliar os estudantes na aprendizagem das funções inorgânicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta