UEPB - Repositório Digital

Jogos no ensino de Química: Uma proposta didática para o conteúdo funções orgânicas oxigenadas na EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Carlos, Iane Milena da Silva
dc.date.accessioned 2018-04-23T18:05:41Z
dc.date.available 2018-04-23T18:05:41Z
dc.date.issued 2016-11-04
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16387
dc.description CARLOS, I. M. da S. Jogos no ensino de Química: Uma proposta didática para o conteúdo funções orgânicas oxigenadas na EJA. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Os jogos como atividades lúdicas estão sendo inseridos como proposta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos em química, buscando tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que visa à isenção de pessoas que está a algum tempo afastada da sala de aula, com o intuito de proporcionar a conclusão do ensino médio. A maioria dos alunos dessa modalidade são pessoas que trabalham o dia todo e estudam à noite, chegando à escola cansada e desmotivada. Por isso, é importante o professor utilizar diferentes metodologias de ensino, para que a relação ensino-aprendizagem não fique rotineira e desgastada, principalmente na Química, que além de ser considerada uma disciplina difícil, e com o uso de fórmulas, teorias e repetições, os alunos não conseguem fazer relação da mesma com o cotidiano, nem vêem interesse nos conteúdos transmitidos. Uma das possíveis soluções é a utilização de jogos didáticos, como uma proposta didática, com objetivo de reduzir as dificuldades apresentadas pelos alunos e de facilitar a assimilação dos conteúdos. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo contextualizar os conteúdos a partir de jogos didáticos, como uma estratégia de ensino dos conceitos de funções orgânicas. A Metodologia é de natureza qualiquantitativa. Os resultados apontaram que a proposta obteve boa aceitação e a inserção do jogo didático, dominó das funções orgânicas oxigenadas, como ferramenta de inovação na educação contribuiu com assimilação dos conceitos estudados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Proposta didática pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Jogos no ensino de Química: Uma proposta didática para o conteúdo funções orgânicas oxigenadas na EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta