UEPB - Repositório Digital

Construção e avaliação de uma Unidade de Ensino potencialmente significativa para o conteúdo de eletroquímica a partir do tema gerador descarte de pilhas e baterias no meio ambiente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendonça, José Gutembergue de
dc.date.accessioned 2018-04-23T18:05:54Z
dc.date.available 2018-04-23T18:05:54Z
dc.date.issued 2016-12-21
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16389
dc.description MENDONÇA, J. G. de. Construção e avaliação de uma Unidade de Ensino potencialmente significativa para o conteúdo de eletroquímica a partir do tema gerador descarte de pilhas e baterias no meio ambiente. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Nos dias atuais, os conhecimentos químicos trabalhados na escola, precisam auxiliar os alunos no entendimento dos diversos fenômenos que ocorrem no mundo natural, para que eles tenham uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada, oportunizando o acesso a conhecimentos socialmente relevantes, para a promoção de sua alfabetização científica. Muitos estudos apontam que no ensino de eletroquímica, os alunos apresentam muitas dificuldades de aprendizagem, onde o conhecimento tem sido construído com base na utilização de um modelo de ensino tradicional (transmissão-recepção), o que tem gerado desmotivação e desinteresse nas aulas referentes a este conteúdo. A eletroquímica é uma área da química que estuda as reações que produzem corrente elétrica através dos processos de oxidação e redução, estando presente diariamente na vida do ser humano, principalmente pela larga aplicação na era tecnológica em que vivemos. Dessa forma, o professor necessita desenvolver novas ações pedagógicas, a partir da incorporação de um ensino construtivista, onde o aluno atuará como protagonista no processo educativo, oportunizando uma abordagem de ensino contextualizada e interdisciplinar para o desenvolvimento de competências e habilidades desejáveis nesta etapa da educação básica. Pensando nestas questões, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de eletroquímica, a partir do tema gerador descarte de pilhas e baterias no Meio Ambiente, com alunos do 2º ano de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza quali- quantitativa. O público alvo foram 18 alunos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários para a avaliação das ações desenvolvidas em sala de aula, como também para avaliar a aprendizagem dos estudantes. Para a análise dos dados, utilizaram-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin, com posterior análise dos dados á luz do referencial teórico. Os resultados revelam que os estudantes avaliam positivamente a proposta de ensino, afirmando que ele contribuiu para a sua aprendizagem, como também despertou o interesse e motivação pelo o conteúdo de eletroquímica. No entanto, foi possível perceber que os estudantes apresentaram algumas dificuldades de aprendizagem frente à resolução das questões propostas, o que vai de encontro com as pesquisas que retratam as dificuldades que os estudantes enfrentam para compreender alguns conceitos estudados na eletroquímica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Eletroquímica pt_BR
dc.subject UEPS pt_BR
dc.title Construção e avaliação de uma Unidade de Ensino potencialmente significativa para o conteúdo de eletroquímica a partir do tema gerador descarte de pilhas e baterias no meio ambiente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta