UEPB - Repositório Digital

Avaliação de sequência didática para o conteúdo de Tabela Periódica numa perspectiva construtivista

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Oziel Barbosa da
dc.date.accessioned 2018-04-23T18:06:01Z
dc.date.available 2018-04-23T18:06:01Z
dc.date.issued 2016-12-13
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16390
dc.description SILVA, O. B. da. Avaliação de sequência didática para o conteúdo de Tabela Periódica numa perspectiva construtivista. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Uma das questões centrais no tocante ao ensino da Química na atualidade é a construção de práticas educativas e de metodologias de ensino mais articuladas e conectadas com a realidade discente que contribua para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos no que se refere à aprendizagem dos conteúdos de Química. Alguns trabalhos de pesquisa tem revelado que os estudantes apresentam muitas dificuldades de aprendizagem em relação ao conteúdo de tabela periódica, devido à abordagem de ensino ser trabalhada a partir do modelo transmissão-recepção, onde os alunos aprendem de forma mecânica o conteúdo, memorizando as propriedades, símbolos, famílias, etc, o que torna o ensino descontextualizado, já que não se estabelece uma articulação entre a informação química com o contexto sociocultural do estudante. Logo, os alunos não são instigados a compreenderem a importância do estudo da tabela periódica a partir de situações práticas, o que pode não contribuir para se obter uma aprendizagem significativa. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma sequência didática numa perspectiva construtivista para o conteúdo de tabela periódica com alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Salgado de São Félix-PB. Trata-se de uma pesquisa ação de natureza quali-quantitativa. O público alvo da pesquisa foram estudantes da primeira série do Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários baseados na escala de Likert. Os dados foram organizados em gráficos e tabelas, sendo analisados à luz do referencial teórico em estudo. Os resultados revelam que a maioria dos estudantes avaliam de forma positiva a abordagem do ensino adotada pelo professor de Química. No que se refere à aplicação da sequência didática, observa-se que os estudantes se sentiram motivados e interessados pelo estudo, avaliando de forma positiva a proposta de ensino e revelando que ela contribuiu em sua aprendizagem. No entanto, percebe-se que eles sentiram dificuldades em responder as questões conceituais, evidenciando limitações para lidar com questões na forma de situações problemas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Tabela periódica pt_BR
dc.title Avaliação de sequência didática para o conteúdo de Tabela Periódica numa perspectiva construtivista pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta