UEPB - Repositório Digital

Análise da abordagem CTSA nos livros didáticos de Química referentes ao PNLD 2015 para o conteúdo de reações nucleares

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Pedro Leandro da
dc.date.accessioned 2018-04-23T18:06:09Z
dc.date.available 2018-04-23T18:06:09Z
dc.date.issued 2016-12-05
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16391
dc.description SILVA, P. L. da. Análise da abordagem CTSA nos livros didáticos de Química referentes ao PNLD 2015 para o conteúdo de reações nucleares. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, o livro didático é um material gratuito disponível em todas as escolas do Brasil através do PNLD. Este fato colabora com o processo de ensino e aprendizagem se os conteúdos priorizam a interdisciplinaridade reforçando a construção de uma aprendizagem significativa. Suas técnicas devem estar de acordo com a perspectiva atual do ensino de Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. O presente trabalho buscou analisar as quatro coleções do PNLD 2015 de Química, sendo escolhido apenas o capítulo que trata das reações nucleares. Foram analisados os pontos característicos do enfoque CTSA. Verificou-se que a maior parte da coleção apresenta relações de forma singela, sem muita ênfase nesta temática. O fato histórico dos acontecimentos apresentou maior destaque em todas as coleções. Destacamos Química Cidadã, que buscou manter sempre um questionamento a respeito de fatos envolvendo radioatividade. Apenas uma coleção não citou o conteúdo Reações Nucleares, a coleção Mortimer e Machado (2013). As coleções de Fonseca (2013) e Antunes (2013) valorizaram de forma tradicional a temática acumulando conceitos e fatos históricos de acidentes nucleares, porém não mencionaram as implicações no desenvolvimento atual. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Railton Barbosa de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático - PNLD pt_BR
dc.subject Reações Nucleares pt_BR
dc.subject Enfoque CTSA pt_BR
dc.title Análise da abordagem CTSA nos livros didáticos de Química referentes ao PNLD 2015 para o conteúdo de reações nucleares pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta