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O uso do lúdico como auxílio no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de separação de misturas na perspectiva da inclusão

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dc.contributor.author Moreira, Maria Luana Lima
dc.date.accessioned 2018-04-23T18:06:23Z
dc.date.available 2018-04-23T18:06:23Z
dc.date.issued 2016-10-31
dc.identifier.other CDD 370. 115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16393
dc.description MOREIRA, M. L. L. O uso do lúdico como auxílio no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de separação de misturas na perspectiva da inclusão. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Segundo a literatura científica o jogo é defendido por partir de duas funções: a lúdica e a educativa. A junção de lúdicos com os conteúdos de química pode estimular e servir como facilitador para o entendimento dos assuntos abordados em sala de aula. Diante desse contexto, se faz necessário pensar estratégias que garantam a integração e a inclusão de pessoas especiais na escola e o uso de jogos educativos que ofereçam possibilidades aos estudantes de aprenderem, interagirem, estimular seu raciocínio lógico e despertar a sua curiosidade. O ensino para deficientes visuais é cercado de dificuldades, nesse sentido, o ensino de química pode utilizar métodos que possam satisfazer todos os alunos, e o escrita em braile, poderá atender as necessidades de alunos com deficiêntes visuais. Nesta perspectiva, a pesquisa foi realizada com vinte e quatro estudantes do 1º ano do ensino médio em uma escola estadual, localizada na zona sul da cidade de Campina Grande – PB, tendo seu funcionamento a partir do decreto de n° 8.385 de 26 de fevereiro de 1980. Com a aplicação da proposta de ensino com a inserção do jogo "Caminhando para inclusão social: Separação de Misturas". A utilização de jogos lúdicos pode melhorar o ensino. Diante das dificuldades que os professores encontram para ministrarem as aulas da disciplina de química e das limitações que o sistema educacional oferece, o professor precisa criar estratégias metodológicas para dinamizar o processo de ensino e a inserção de jogos didáticos pode ser uma alternativa que contribua com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A proposta foi aplicada apenas com estudantes regulares do 1º ano do ensino médio, a perspectiva é dar continuidade a pesquisar, com o intuito de ser aplicada também á estudantes com deficiência visuais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Materiais didáticos pt_BR
dc.title O uso do lúdico como auxílio no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de separação de misturas na perspectiva da inclusão pt_BR
dc.type Other pt_BR


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