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A legislação brasileira assegura que a educação é direito de todos, tendo como uma de suas principais
finalidades evitar a exclusão social das minorias, dentre as quais, destaca-se o grupo constituído pelas
pessoas com deficiência. O grande desafio para os que compõem este seguimento é a implementação
de medidas visando à adequação das instituições escolares, que deverão rever suas condições físicas e
humanas a fim de garantir a inserção destas pessoas, desde a educação básica até o ensino superior.
Nesta perspectiva, o objetivo do presente estudo é analisar a vivência acadêmica de estudantes cegos
matriculados na Universidade Estadual da Paraíba, o que faremos à luz do referencial teórico que trata
da educação inclusiva, somado ao aporte metodológico oferecido pelas abordagens qualitativas. Os
dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas junto a uma amostra
composta por quatro 4 estudantes, num universo de 10 alunos cegos matriculados em diversos cursos
de graduação do Câmpus I da referida instituição. Iniciamos o artigo apresentando uma perspectiva
histórica acerca da educação das pessoas com deficiência, destacando aspectos específicos da
educação das pessoas com deficiência visual, público alvo deste estudo. Posteriormente,
caracterizamos o ensino superior brasileiro, enfatizando os desafios e perspectivas a serem enfrentados
no século XXI, com especial atenção à garantia de uma educação superior de qualidade para as
pessoas com deficiência. A seguir, detalhamos o percurso metodológico, definindo os instrumentos de
coleta e análise dos dados, o que fazemos à luz de estudiosos da área da educação inclusiva. Por fim,
fazemos algumas considerações acerca da necessidade da eliminação de barreiras a fim de que se
possa construir uma educação de qualidade para todos. |
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