Resumo:
Este estudo apresenta reflexões sobre a formação docente e seus desafios no
contexto da Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo analisar a
contribuição da formação dos professores da EJA, tendo como foco de análise
a metodologia de ensino, como forma de averiguar se esta – enquanto
concepção e prática - favorece ao processo de ensino e aprendizagem dos
sujeitos desta modalidade. A formação docente tanto inicial quanto continuada,
além de se constituir em parte integrante do processo educativo se faz
necessária para a constituição de uma educação de qualidade social. Para a
realização deste estudo, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo e
descritivo, documental e de campo, envolvendo os(as) educadores(as) de uma
escola pública paraibana. Os dados da pesquisa, em síntese, destacam o
gênero dos professores envolvidos na pesquisa, tempo que exercem à
docência, a formação acadêmica e o modo como concebem o trabalho na EJA
no contexto de suas salas de aula. Os resultados nos levam a evidenciar que, a
maioria dos(a) professores(a), sentem dificuldade em trabalhar na EJA em
seus aspectos didáticos e metodológicos, fazendo com que os alunos, muitas
vezes, se desestimulem em continuar frequentando a escola ocasionando,
assim a evasão e o abandono escolar. Além disso, o trabalho com os
conteúdos se apresenta com outro elemento desafiador, visto que, em certos
casos, sua abordagem está longe da realidade dos educandos dificultando,
desse modo, o processo de ensino e aprendizagem dos educandos.
Descrição:
MACÊDO, R. M. de. A formação dos(as) professores(as) da EJA em questão: um olhar a partir da escola pública. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.