UEPB - Repositório Digital

A formação dos(as) professores(as) da EJA em questão: um olhar a partir da escola pública

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Macêdo, Renata Márcia de
dc.date.accessioned 2018-04-23T18:19:38Z
dc.date.available 2018-04-23T18:19:38Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16434
dc.description MACÊDO, R. M. de. A formação dos(as) professores(as) da EJA em questão: um olhar a partir da escola pública. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo apresenta reflexões sobre a formação docente e seus desafios no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo analisar a contribuição da formação dos professores da EJA, tendo como foco de análise a metodologia de ensino, como forma de averiguar se esta – enquanto concepção e prática - favorece ao processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos desta modalidade. A formação docente tanto inicial quanto continuada, além de se constituir em parte integrante do processo educativo se faz necessária para a constituição de uma educação de qualidade social. Para a realização deste estudo, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo e descritivo, documental e de campo, envolvendo os(as) educadores(as) de uma escola pública paraibana. Os dados da pesquisa, em síntese, destacam o gênero dos professores envolvidos na pesquisa, tempo que exercem à docência, a formação acadêmica e o modo como concebem o trabalho na EJA no contexto de suas salas de aula. Os resultados nos levam a evidenciar que, a maioria dos(a) professores(a), sentem dificuldade em trabalhar na EJA em seus aspectos didáticos e metodológicos, fazendo com que os alunos, muitas vezes, se desestimulem em continuar frequentando a escola ocasionando, assim a evasão e o abandono escolar. Além disso, o trabalho com os conteúdos se apresenta com outro elemento desafiador, visto que, em certos casos, sua abordagem está longe da realidade dos educandos dificultando, desse modo, o processo de ensino e aprendizagem dos educandos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Verônica Pessoa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.title A formação dos(as) professores(as) da EJA em questão: um olhar a partir da escola pública pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta