dc.contributor.author |
Costa, Marcele Ferreira da |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-23T18:20:49Z |
|
dc.date.available |
2018-04-23T18:20:49Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16436 |
|
dc.description |
COSTA, M. F. da. Reflexões sobre a rotina da creche: um estudo de caso na creche Abigail Vieira da Silva. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Rotina escolar é entendida como o desenvolvimento do trabalho diário por meio de horários, tarefas e atividades cotidianas planejadas e organizadas da melhor maneira possível nas instituições de ensino. Assim, o presente trabalho teve como objetivo refletir sobre o desenvolvimento da prática pedagógica e a organização da rotina na Creche Abigail Vieira da Silva, na turma do maternal, na cidade de Guarabira – PB. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo e com abordagem qualitativa. Para os procedimentos de coleta de dados foi realizada uma entrevista com a monitora da creche-campo e a observação participante. Para a fundamentação dos estudos contou-se com as contribuições de Mantagute (2008), Barbosa (2006) e Oliveira (2011). Na pesquisa evidenciou-se que a falta de uma professora em sala de aula sobrecarrega a monitora, impossibilitando o desenvolvimento de uma rotina adequada. Conclui-se que a rotina é de fundamental importância no desenvolvimento infantil, assim é relevante a realização de atividades de rotina como aquelas que devem ser realizadas diariamente. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Márcia Gomes dos Santos Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Rotina |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões sobre a rotina da creche: um estudo de caso na creche Abigail Vieira da Silva |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |