Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso buscou investigar a educação inclusiva
na 1° fase do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de
Pilõezinhos-PB. Com o objetivo de refletir sobre a educação especial sob uma
perspectiva de educação inclusiva, na primeira fase do ensino fundamental, assim
como verificar o processo de ensino inclusivo, mediante a inclusão de um aluno com
deficiência física e hidrocefalia. O embasamento teórico estudado no referido
trabalho buscou respaldo em autores como MANTOAN (2006), MAZZOTA (2005),
BEYER (2006), assim como na LDB nº 9.394/96, na Constituição Federal de 1988 e
no Plano Nacional da Educação que está em vigor. Quanto aos procedimentos
metodológicos foi realizada uma pesquisa de campo e os dados foram coletados por
meio de um questionário. Os resultados da pesquisa nos mostram que a professora
tem uma prática educativa inclusiva, tendo em vista o atendimento a todos os
estudantes com e sem necessidades educacionais especiais. Sendo assim pode-se
chegar à conclusão que a inclusão escolar está aos poucos se efetivando na escola
Edite Martins.
Descrição:
COSTA, M. de J. M. da. Educação inclusiva na 1ª fase no ensino fundamental da
rede pública de ensino do município de Pilõezinhos - PB. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.