Resumo:
O profissional licenciando em Geografia no decorrer de sua caminhada depara-se com
obstáculos distintos que moldam sua identidade enquanto formador. O decorrer desta
caminhada, faz com que este profissional absorva metodologias de diferentes
professores que passaram neste processo de sua vida. Uma problemática comum a
ser debatida no curso de formação do professor em Geografia é a ligação da teoria
com a prática, a preparação destes profissionais, realizada em Instituições de Ensino
Superior, para realidade do cotidiano escolar, acarretando numa não preparação
profissional para lecionar em turmas do ensino básico, tendo em vista que um número
considerável de alunos do durante a formação compreendem que a realidade que
encontraram ou ainda irá encontrar em sala de aula da Educação Básica, encontrase
totalmente dissociada da teoria estudada na IES. Este profissional na medida que
não se sente seguro para lecionar e mesmo assim, por situações adversas, tem de
encarar este ambiente, acaba acarretando num processo de ensino-aprendizagem
com falhas gerando um ciclo no qual o aluno do ensino básico ao estudar determinado
assunto não compreenderá a importância e a ligação que tem com seu entorno. A
disciplina de Geografia é rica em conteúdos que se fazem presentes na vida do
indivíduo e o professor desta área tem como seu maior aliado a construção da ponte
de saberes entre a sala de aula e o meio que cerca o seu aluno. Focalizou-se nesta
pesquisa a visão que 24 profissionais em formação do curso de Geografia da UEPB
do campus I, entre 20 e 53 anos de idade, têm acerca da formação que estão
recebendo, bem como a análise da aprendizagem de um total de 79 alunos do 7º, 8º
e 9º ano do Ensino Fundamental II do município de Esperança sobre o que
absorveram do conteúdo de Solos, assunto comumente visto quando estuda-se no 6º
ano do Ensino Fundamental II, no município de Esperança-PB, através do livro
didático intitulado Expedições Geográficas, de Sérgio Adas e Melhem Adas. Para que
a pesquisa pudesse obter êxito, os objetivos a serem alcançados tiveram como foco
a compreensão do processo de formação do docente, desconstruir a visão distorcida
da teoria e prática, analisar a aprendizagem dos alunos no Ensino Básico acerca da
compreensão do estudo do Solo, para assim buscar meios e alternativas para ocorra
uma melhora significativa no processo de Ensino, seja em IES ou domiciliar. As
lacunas presentes na formação do licenciando em Geografia desencadeia um ciclo
que ultrapassa gerações, necessitando uma tomada de medidas que possam
estimular nosso aluno, sobretudo por análises da realidade atual que tornou-se
comum no entorno de todo indivíduo, partindo dos limites da sala de aula e assim
estender o leque de saberes, seja na IES ou na Instituição de Ensino Básico.
Descrição:
CARVALHO. F. T. A. de. Formação do professor em geografia e lacunas no cotidiano da sala de aula em relação ao conteúdo solos. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.