UEPB - Repositório Digital

Formação do professor em geografia e lacunas no cotidiano da sala de aula em relação ao conteúdo solos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Carvalho, Fernanda Thaynelly Aciole de
dc.date.accessioned 2018-04-24T16:15:45Z
dc.date.available 2018-04-24T16:15:45Z
dc.date.issued 2017-04-11
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16454
dc.description CARVALHO. F. T. A. de. Formação do professor em geografia e lacunas no cotidiano da sala de aula em relação ao conteúdo solos. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O profissional licenciando em Geografia no decorrer de sua caminhada depara-se com obstáculos distintos que moldam sua identidade enquanto formador. O decorrer desta caminhada, faz com que este profissional absorva metodologias de diferentes professores que passaram neste processo de sua vida. Uma problemática comum a ser debatida no curso de formação do professor em Geografia é a ligação da teoria com a prática, a preparação destes profissionais, realizada em Instituições de Ensino Superior, para realidade do cotidiano escolar, acarretando numa não preparação profissional para lecionar em turmas do ensino básico, tendo em vista que um número considerável de alunos do durante a formação compreendem que a realidade que encontraram ou ainda irá encontrar em sala de aula da Educação Básica, encontrase totalmente dissociada da teoria estudada na IES. Este profissional na medida que não se sente seguro para lecionar e mesmo assim, por situações adversas, tem de encarar este ambiente, acaba acarretando num processo de ensino-aprendizagem com falhas gerando um ciclo no qual o aluno do ensino básico ao estudar determinado assunto não compreenderá a importância e a ligação que tem com seu entorno. A disciplina de Geografia é rica em conteúdos que se fazem presentes na vida do indivíduo e o professor desta área tem como seu maior aliado a construção da ponte de saberes entre a sala de aula e o meio que cerca o seu aluno. Focalizou-se nesta pesquisa a visão que 24 profissionais em formação do curso de Geografia da UEPB do campus I, entre 20 e 53 anos de idade, têm acerca da formação que estão recebendo, bem como a análise da aprendizagem de um total de 79 alunos do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II do município de Esperança sobre o que absorveram do conteúdo de Solos, assunto comumente visto quando estuda-se no 6º ano do Ensino Fundamental II, no município de Esperança-PB, através do livro didático intitulado Expedições Geográficas, de Sérgio Adas e Melhem Adas. Para que a pesquisa pudesse obter êxito, os objetivos a serem alcançados tiveram como foco a compreensão do processo de formação do docente, desconstruir a visão distorcida da teoria e prática, analisar a aprendizagem dos alunos no Ensino Básico acerca da compreensão do estudo do Solo, para assim buscar meios e alternativas para ocorra uma melhora significativa no processo de Ensino, seja em IES ou domiciliar. As lacunas presentes na formação do licenciando em Geografia desencadeia um ciclo que ultrapassa gerações, necessitando uma tomada de medidas que possam estimular nosso aluno, sobretudo por análises da realidade atual que tornou-se comum no entorno de todo indivíduo, partindo dos limites da sala de aula e assim estender o leque de saberes, seja na IES ou na Instituição de Ensino Básico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação do professor pt_BR
dc.subject Sala de Aula pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Solo pt_BR
dc.title Formação do professor em geografia e lacunas no cotidiano da sala de aula em relação ao conteúdo solos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta