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Jogos digitais no ensino de história: relatos de sua inserção a partir das experiências no PIBID UEPB de Campina Grande - PB

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dc.contributor.author Sousa, Leonardo Lira de
dc.date.accessioned 2018-04-24T16:16:16Z
dc.date.available 2018-04-24T16:16:16Z
dc.date.issued 2017-04-11
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16455
dc.description SOUSA, L. L. de. Jogos digitais no ensino de história: relatos de sua inserção a partir das experiências no PIBID UEPB de Campina Grande - PB. 2017. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de História vem passando por inúmeras transformações, seja no âmbito curricular seja no campo metodológico. Com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação nas últimas décadas o professor de História adquiriu grandes possibilidades de dinamizar as suas aulas através das mais variadas linguagens, muitas delas próximas da realidade social e cultural em que os alunos estão inseridos, a exemplo dos jogos digitais. O presente trabalho buscou entender como tal cultura tecnológica pode auxiliar o professor na árdua tarefa de atrair a atenção dos alunos para o conteúdo sendo trabalhado em sala de aula. Enfatiza-se os seus possíveis benefícios para a dinâmica pedagógica além das dificuldades que os professores podem vir a encontrar ao utilizar tal linguagem no ambiente educacional. Para tanto, foram utilizados como referenciais teóricos nesse trabalho Bittencourt (2012), no que tange as modificações que a disciplina de História sofreu no decorrer das décadas no nosso país, Moran (2013) e Masetto (2013) quando buscou-se repensar o papel do professor dentro da sala de aula e Papert (1994) quando nos referimos ao construcionismo na educação. Os dados coletados durante a experiência com os jogos digitais, e que ajudaram a construir este trabalho, foram obtidos através da observação e da intervenção junto a duas turmas de uma escola pública de Campina Grande – PB durante o ano letivo de 2015, já os instrumentos utilizados foram entrevistas e questionários, bem como a análise dos produtos gerados pelos estudantes ao fim da experiência com os games. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Lúcia Serafim pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da história pt_BR
dc.subject Jogos digitais pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Valiant Hearts pt_BR
dc.subject RPG maker pt_BR
dc.title Jogos digitais no ensino de história: relatos de sua inserção a partir das experiências no PIBID UEPB de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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