dc.contributor.author |
Sampaio, Olerino Fernandes |
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dc.date.accessioned |
2018-04-25T15:45:07Z |
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dc.date.available |
2018-04-25T15:45:07Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.other |
CDD 100 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14556 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16492 |
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dc.description |
SAMPAIO, O. F. Estágio supervisionado em filosofia: o professor como mediador do saber filosófico. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estágio supervisionado é uma oportunidade para o estagiário conhecer adquirindo experiências da dinâmica de sala de aula e de como os alunos se comportam diante de um professor que instiga neles o ato de pensar, de refletir, de buscar respostas para questões e problemas que fazem parte do seu cotidiano. Nesse sentido, o relatório apresentado se constitui enquanto requisito parcial à conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado I e II em Filosofia, ocasião em que investigamos a justificativa do Ensino de Filosofia Escola Estadual de Ensino Fundamental Médio Normal Pedro Targino da Costa Moreira, para tanto, observou-se as aulas dos professores em duas modalidades de ensino médio e EJA onde eles utilizaram aulas expositivas, leituras compartilhadas, sequenciais, coletivas e explicativas de textos e temas filosóficos; estudos dirigidos, debates, apresentação de resumo em grupo. Como seres filosóficos estão aptos a exercer o exercício da mental do questionar, do ver o mundo não da maneira que a grande maioria visualiza. O professor como mediador do conhecimento dar oportunidade de seus educandos tornarem-se um pensador. Deixando assim, as aulas transcorram de modo que o mediador de conhecimentos sinta-se cumpridor de sua missão. Para buscar uma justificativa do ensino de filosofia no ensino médio pesquisei na obra Ensino da filosofia: Pergunta filosófica, proposta metodológica e compromisso político de Leandro Cisneros que apresenta uma justificativa para o ensino de filosofia, visto como um problema pedagógico-didático porque quem elabora o planejamento nada mais é nem nada menos do que um filosofo em exercício. O estágio supervisionado é uma oportunidade para o estagiário conhecer adquirindo experiências da dinâmica de sala de aula e de como os alunos se comportam diante de um professor que instiga neles o ato de pensar, de refletir, de buscar respostas para questões e problemas que fazem parte do seu cotidiano. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Janduí Evangelista de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Mediador pedagógico |
pt_BR |
dc.title |
Estágio supervisionado em filosofia: o professor como mediador do saber filosófico |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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