dc.description.abstract |
O Estágio Supervisionado constitui um momento de aquisição e aprimoramentos de conhecimentos e habilidades essenciais no exercício profissional e funcionam como um momento de integração entre a teoria e a prática, ao mesmo tempo, possibilita aos estudantes dos cursos de licenciatura vivenciar e refletir sobre o cotidiano escolar. Desse modo, o estágio possibilita o contato com os problemas reais da escola e da comunidade na qual ela está inserida. Além disso, o Estágio Supervisionado é uma oportunidade de aprofundamento dos estudos, e em vista dessa perspectiva é que o presente trabalho procura analisar a ideia de educação de qualidade a partir da concepção platônica de educação encontrada, em especial na República. Nosso Estágio Supervisionado em Filosofia realizou se na E.E.E.F.M. Major Veneziano Vital do Rêgo, localizado no bairro da Catingueira, em Campina Grande, PB. Aqui, desenvolvemos nossas atividades de observação e regência de aulas, a fim de favorecer o ensino de filosofia como instância de promoção da educação de qualidade. O ensino de filosofia não deve ser considerado, apenas como uma disciplina a mais no currículo, o ideal é que o professor assuma a responsabilidade por uma formação mais ativa, e que os alunos não fiquem tão dependentes de livros didáticos, que por muitas vezes, causa decorebas das ideias de determinados autores. Para a realização desse relatório, foi empregado o método de observação num primeiro momento, e no segundo, a realização do estágio docente com as aulas regenciais, nas turmas do ensino médio. Diante do que vivenciamos, vi que a filosofia é um dos pilares fundamental na vida do ser humano, pois proporciona a prática de analise, reflexão e crítica, elementos tão necessários para uma educação de qualidade. |
pt_BR |