UEPB - Repositório Digital

O estágio supervisionado de filosofia em uma escola pública na cidade de Alagoinha/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Maria da Luz Pereira
dc.date.accessioned 2018-04-25T15:45:08Z
dc.date.available 2018-04-25T15:45:08Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 100
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13933
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16496
dc.description LEITE, M. da L. P. O estágio supervisionado de filosofia em uma escola pública na cidade de Alagoinha/PB. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract É natural de o homem questionar tudo e todos. Alguns chegam mesmo a serem chatos de tanto que questionam as coisas. A reflexão, porém, sempre esteve presente na trajetória humana. Até o final do século VIII a.C., a mitologia era a principal explicação para a realidade existente sobre a terra. A partir do momento em que o homem começou a meditar sobre o funcionamento do universo, da vida e a buscar explicações racionais para o mundo, damos os primeiros passos para o surgimento da filosofia. É a famosa busca pelo saber, tanto é que a palavra Filosofia provém do grego e é resultado da junção de duas outras palavras: a “philia”, “philos” ou “philiaque”, que significam amor fraterno ou amizade; e a palavra “sophia”, que quer dizer sabedoria. Portanto a filosofia seria, em sentido literal, a amizade ou o amor pelo saber. Logo, um filósofo não passa de alguém que busca sempre mais a sabedoria e que possui amor pelo conhecimento. Este trabalho tem por finalidade relatar a experiência vivenciada na sala de aula de uma escola da rede pública do Estado da Paraíba, EEEFM Agenor Clemente dos Santos, tendo como base vivências discutidas no curso de Filosofia, com o objetivo de contribuir para o fundamento teórico e metodológico do ensino de Filosofia. O professor teve um papel fundamental com seu exemplo de profissionalismo e conhecedor do conteúdo por ele lecionado, ampliando nosso conhecimento. Ele é resultado do trabalho desenvolvido nos três componentes curriculares de Estágio Supervisionado em Filosofia I da Universidade Estadual da Paraíba, ocorridos entre março de 2016 a abril de 2017, que objetivou a caracterização da escola, a observação, o planejamento, a prática e análise de aulas de Filosofia em turmas do ensino médio, tendo como referencial teórico autores de renome como Lorieri (2002) e Pimenta e Lima (2004). Verificamos que a disciplina Filosofia no ensino médio, na prática, ainda se encontra muito distante das expectativas teóricas e das determinações programáticas curriculares do MEC (2006). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Arlindo de Aguiar Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de filosofia pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.title O estágio supervisionado de filosofia em uma escola pública na cidade de Alagoinha/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta