Resumo:
Este trabalho tem por finalidade relatar as práticas ocorridas durante o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia, nas suas fases de observação, planejamento e regência ocorridos entre março de 2016 a abril de 2017. As atividades aconteceram na sala de aula de uma escola da rede pública do Estado da Paraíba, tendo como base vivências discutidas no curso de Filosofia, com o objetivo de contribuir para o fundamento teórico e metodológico do ensino de Filosofia. O professor teve um papel preponderante com seu exemplo de profissionalismo e conhecedor do conteúdo por ele lecionado, ampliando nosso conhecimento. O trabalho teve como referencial teórico autores como Lorieri (2002) e Pimenta e Lima (2004). Verificamos que a disciplina Filosofia no ensino médio, na prática, ainda se encontra muito distante das expectativas teóricas e das determinações programáticas curriculares do MEC (2006).
Descrição:
LIMA, C. U. de. Docência em filosofia no ensino médio durante o estágio supervisionado. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.