Resumo:
O trabalho aqui apresentado tem por objetivo demostrar a importância da leitura, destacando sua relação com letramento e alfabetização; enfatizando os valores da leitura na aquisição de conhecimentos e consequentemente na maneira de pensar e agir do indivíduo. Ler não é uma simples decodificação é antes de tudo compreender, ligar o texto aos conhecimentos do leitor. Na história do ensino da leitura percebe-se que esta foi durante muito tempo privilégio dos mais favorecidos a exemplo da própria escola, com combate a desigualdade social e exclusão, a leitura vai se estendendo as classes menos favorecidas. Cada leitor constrói uma interpretação diferente para o texto lido, conforme sua visão de mundo e seu conhecimento prévio; dentro das estratégias de leitura, a mais adequada é a leitura silenciosa que conduz o individuo a reflexão, ligando autor e leitor. A leitura é um processo interno, invisível que espelha as diversas dimensões do encontro do leitor com o autor, perpassada por competências, disposições, formas que habitam o leitor, o que torna difícil a tarefa de identificar e caracterizar os erros. A postura do educador é importante na formação de leitores. Pois é na escola que os hábitos de leitura são formados partindo da motivação do professor. As teorias apresentadas aqui mostram um percurso da leitura desde a antiga civilização grega até os dias atuais.
Descrição:
SILVA, M. D. L. A prática da leitura no processo educacional: limites e possibilidades. 2014. 33 Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas interdisciplinares - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.