UEPB - Repositório Digital

A prática da leitura no processo educacional: limites e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Dalva de Lima
dc.date.accessioned 2018-04-25T18:03:35Z
dc.date.available 2018-04-25T18:03:35Z
dc.date.issued 2015-12-01
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8062
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16509
dc.description SILVA, M. D. L. A prática da leitura no processo educacional: limites e possibilidades. 2014. 33 Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas interdisciplinares - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho aqui apresentado tem por objetivo demostrar a importância da leitura, destacando sua relação com letramento e alfabetização; enfatizando os valores da leitura na aquisição de conhecimentos e consequentemente na maneira de pensar e agir do indivíduo. Ler não é uma simples decodificação é antes de tudo compreender, ligar o texto aos conhecimentos do leitor. Na história do ensino da leitura percebe-se que esta foi durante muito tempo privilégio dos mais favorecidos a exemplo da própria escola, com combate a desigualdade social e exclusão, a leitura vai se estendendo as classes menos favorecidas. Cada leitor constrói uma interpretação diferente para o texto lido, conforme sua visão de mundo e seu conhecimento prévio; dentro das estratégias de leitura, a mais adequada é a leitura silenciosa que conduz o individuo a reflexão, ligando autor e leitor. A leitura é um processo interno, invisível que espelha as diversas dimensões do encontro do leitor com o autor, perpassada por competências, disposições, formas que habitam o leitor, o que torna difícil a tarefa de identificar e caracterizar os erros. A postura do educador é importante na formação de leitores. Pois é na escola que os hábitos de leitura são formados partindo da motivação do professor. As teorias apresentadas aqui mostram um percurso da leitura desde a antiga civilização grega até os dias atuais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jairo Bezerra Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.title A prática da leitura no processo educacional: limites e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta