Resumo:
No intuito de compilar melhores meios que conduzam a uma aprendizagem de qualidade é
que muitos educadores buscam uma conexão entre Educação e Tecnologia. A proposta deste
trabalho é refletir o uso do blog como recurso colaborativo no processo de ensinoaprendizagem
e a interação entre professor e aluno, bem como explorar a diversidade de
linguagem que acontece no ciberespaço. Enfatiza-se ainda, a participação do professor em
situação de comunicação e compartilhamento de informações com os pais e alunos, tendo em
vista que o blog é uma ferramenta de interatividade. Analisando o ciberespaço, no conceito de
Pierre Lévy (1999), como um mundo virtual, palpável, que surge da interconexão mundial de
computadores e converge em si os mais diversos meios de comunicação, veremos que a
escrita é mediada por meio de uma textualidade chamada de textos digitais, dentre os quais
delimitamos neste estudo os weblogs. Dentre as características comuns a maioria dos gêneros
textuais digitais, Marcuschi (2010) lista a alta interatividade estabelecida entre os
participantes da comunicação mediada. Na perspectiva da interatividade e de uma maior
motivação nas aulas, visando uma aprendizagem mais eficaz, foi criado um blog da turma do
3º Normal, do Colégio Normal Francisca Mendes, com a intenção de coletar dados que
comprovem ou não que o blog pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem e que
esta ferramenta trará inovação e motivação das aulas através da interação do professor com a
turma.
Descrição:
SOUSA, V. A. D. Uso do blog na escola: construindo um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em fundamentos da educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014