Resumo:
Apresentamos neste trabalho, de forma breve e sucinta, o Número. Partimos de um ambiente pré-histórico, percorrendo diversos lugares e conhecendo um pouco dos povos que, pouco a pouco, foram contribuindo para a construção do conceito de número. Ressaltamos que, tal conceito, não foi construído de imediato e nem por uma única pessoa, foram necessários milhares de anos e a essencial contribuição de homens que souberam compreender e aperfeiçoar este conceito em diferentes épocas. Neste sentido, desenvolvemos um texto interessante e curioso, objetivando levar ao conhecimento de professores e alunos o caminho milenar trilhado por uma das mais belas e espetaculares invenções do homem, o número. Fizemos isto dando ênfase aos grandes matemáticos, astrônomos e cientistas, que são figuras marcantes na História da Matemática e, em particular, na história da criação dos números. Mostramos através de alguns problemas clássicos e de fatos curiosos e importantes que surgiram desde a Antiguidade e percorreram esse longo período de tempo que, em sua jornada, os números atenderam às necessidades dos povos de cada época, por isso, cada tipo de número (concretos, naturais/inteiros, fracionários/racionais, decimais, irracionais e negativos), foram criados em diferentes épocas.
Descrição:
RIBEIRO, N. S. Número: Um recorte de sua viagem através dos tempos. 2017. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.