Resumo:
Na sociedade moderna, refletir sobre o espaço do discurso e sobre as práticas dos sujeitos produtores do discurso, levantando sua voz discursiva em protesto na mídia e tendo em vista as ideologias no processo discursivo, assim como seus posicionamentos socioeconômicos, esta monografia tem como objetivo principal compreender a intencionalidade discursiva contida na manchete publicada pela Revista Veja da edição, do ano 2016 – “Marcela Temer: bela, recatada e ‘do lar’”. Nossa fundamentação teórica baseia em Gregolin (2007), Foucault (1996) e Charaudeau ( 2010; 2013; 2016). A análise nos mostrou que o poder se materializa em qualquer espaço onde o discurso for proferido, todavia, depende da interpelação do leitor no ato comunicacional. Além, de que através da análise discursiva pode desvelar a linguagem implícita no discurso e compreender os fatores das manifestações a qual vai além do que o leitor entende semanticamente.
Descrição:
SANTOS, A. C. C. dos. O poder da midialização na ordem do discurso das recatadas e do lar. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.