Resumo:
A presente Monografia enfocou o preconceito e a discriminação racial sobre a criança negra no contexto escolar, recortando o cabelo crespo e cacheado. Entendendo que a valorização ou desvalorização dos cabelos é construção social e cultural, há a ressalva de que as construções sobre os cabelos crespos e cacheados têm relação com a forma como a população negra chegou no Brasil: sequestrada e colocada na condição de trabalhadores/as escravizadas. Os preconceitos com essa população são históricos e isso incorpora os cabelos. A escola foi o espaço escolhido para dar elementos para a discussão porque esta deveria ser o lugar para a desconstrução das ideias e ações negativas para o povo, principalmente com as crianças negras. A natureza da pesquisa foi qualitativa e a monografia foi construída através da pesquisa Bibliográfica e da técnica da Entrevista. Na parte bibliográfica autoras/es deram o aporte teórico, com pesquisas em livros sites e blogs. Na aplicação da entrevista, interagi com quatro adolescentes negras de cabelos crespos e cacheados com idades variando entre 17 e 20 anos.
Descrição:
DOMINGOS, W. da S. O preconceito aos cabelos crespos e cacheados na Escola: dos traumas à resistência. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.