UEPB - Repositório Digital

O preconceito aos cabelos crespos e cacheados na Escola: dos traumas à resistência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Domingos, Wlidiane da Silva
dc.date.accessioned 2018-05-07T17:50:25Z
dc.date.available 2018-05-07T17:50:25Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 305.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16559
dc.description DOMINGOS, W. da S. O preconceito aos cabelos crespos e cacheados na Escola: dos traumas à resistência. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A presente Monografia enfocou o preconceito e a discriminação racial sobre a criança negra no contexto escolar, recortando o cabelo crespo e cacheado. Entendendo que a valorização ou desvalorização dos cabelos é construção social e cultural, há a ressalva de que as construções sobre os cabelos crespos e cacheados têm relação com a forma como a população negra chegou no Brasil: sequestrada e colocada na condição de trabalhadores/as escravizadas. Os preconceitos com essa população são históricos e isso incorpora os cabelos. A escola foi o espaço escolhido para dar elementos para a discussão porque esta deveria ser o lugar para a desconstrução das ideias e ações negativas para o povo, principalmente com as crianças negras. A natureza da pesquisa foi qualitativa e a monografia foi construída através da pesquisa Bibliográfica e da técnica da Entrevista. Na parte bibliográfica autoras/es deram o aporte teórico, com pesquisas em livros sites e blogs. Na aplicação da entrevista, interagi com quatro adolescentes negras de cabelos crespos e cacheados com idades variando entre 17 e 20 anos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ivonildes da Silva Fonseca pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Criança negra pt_BR
dc.subject Cabelo crespo pt_BR
dc.subject Cabelo cacheado pt_BR
dc.subject Preconceito racial pt_BR
dc.title O preconceito aos cabelos crespos e cacheados na Escola: dos traumas à resistência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta