dc.contributor.author |
Domingos, Wlidiane da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-07T17:50:25Z |
|
dc.date.available |
2018-05-07T17:50:25Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
CDD 305.8 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16559 |
|
dc.description |
DOMINGOS, W. da S. O preconceito aos cabelos crespos e cacheados na Escola: dos traumas à resistência. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente Monografia enfocou o preconceito e a discriminação racial sobre a criança negra no contexto escolar, recortando o cabelo crespo e cacheado. Entendendo que a valorização ou desvalorização dos cabelos é construção social e cultural, há a ressalva de que as construções sobre os cabelos crespos e cacheados têm relação com a forma como a população negra chegou no Brasil: sequestrada e colocada na condição de trabalhadores/as escravizadas. Os preconceitos com essa população são históricos e isso incorpora os cabelos. A escola foi o espaço escolhido para dar elementos para a discussão porque esta deveria ser o lugar para a desconstrução das ideias e ações negativas para o povo, principalmente com as crianças negras. A natureza da pesquisa foi qualitativa e a monografia foi construída através da pesquisa Bibliográfica e da técnica da Entrevista. Na parte bibliográfica autoras/es deram o aporte teórico, com pesquisas em livros sites e blogs. Na aplicação da entrevista, interagi com quatro adolescentes negras de cabelos crespos e cacheados com idades variando entre 17 e 20 anos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ivonildes da Silva Fonseca |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Criança negra |
pt_BR |
dc.subject |
Cabelo crespo |
pt_BR |
dc.subject |
Cabelo cacheado |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito racial |
pt_BR |
dc.title |
O preconceito aos cabelos crespos e cacheados na Escola: dos traumas à resistência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |