Resumo:
A educação é compreendida como processo de apropriação e socialização da cultura, historicamente produzida pelo homem, com sua prática de ensino regida de forma a promover igualdade de formação para o exercício da cidadania, mas de forma que o conhecimento científico seja contextualizado e articulado com outras áreas do conhecimento. Contudo, a ciência continua sendo apresentada na perspectiva conteudista, em que a aprendizagem de conceitos se sobrepõe à sua contextualização, ou vinculação com a realidade e ao mundo que nos cerca. Neste relato de experiência, nosso objetivo foi descrever as atividades e práticas pedagógicas formuladas a fim de fomentar o conhecimento dos estudantes do ensino médio sobre a problemática das arboviroses no Brasil, por meio de aulas construídas a partir do uso da ferramenta “script”. As atividades foram realizadas durante os estágios supervisionados I e II, em turmas do ensino médio de uma escola de ensino integral da cidade de Campina Grande – PB. Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo cunho observacional e descritivo, seguida por uma sequência de planejamento e aplicação da prática pedagógica e pela reflexão didática da prática. Os resultados mostram o cumprimento dos principais objetivos traçados, assim como importância do planejamento no encaminhamento da uma aula e a efetividade do uso dos “scripts” para preparação das aulas.
Descrição:
ALBINO, V. A. Relato de experiência em Ensino de Biologia – Sequências didáticas planejadas para prevenção de arboviroses. 2018. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.