UEPB - Repositório Digital

Relato de experiência em Ensino de Biologia – Sequências didáticas planejadas para prevenção de arboviroses

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Albino, Victor Alves
dc.date.accessioned 2018-05-08T10:20:36Z
dc.date.available 2018-05-08T10:20:36Z
dc.date.issued 2018-04-13
dc.identifier.other CDD 370.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16581
dc.description ALBINO, V. A. Relato de experiência em Ensino de Biologia – Sequências didáticas planejadas para prevenção de arboviroses. 2018. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A educação é compreendida como processo de apropriação e socialização da cultura, historicamente produzida pelo homem, com sua prática de ensino regida de forma a promover igualdade de formação para o exercício da cidadania, mas de forma que o conhecimento científico seja contextualizado e articulado com outras áreas do conhecimento. Contudo, a ciência continua sendo apresentada na perspectiva conteudista, em que a aprendizagem de conceitos se sobrepõe à sua contextualização, ou vinculação com a realidade e ao mundo que nos cerca. Neste relato de experiência, nosso objetivo foi descrever as atividades e práticas pedagógicas formuladas a fim de fomentar o conhecimento dos estudantes do ensino médio sobre a problemática das arboviroses no Brasil, por meio de aulas construídas a partir do uso da ferramenta “script”. As atividades foram realizadas durante os estágios supervisionados I e II, em turmas do ensino médio de uma escola de ensino integral da cidade de Campina Grande – PB. Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo cunho observacional e descritivo, seguida por uma sequência de planejamento e aplicação da prática pedagógica e pela reflexão didática da prática. Os resultados mostram o cumprimento dos principais objetivos traçados, assim como importância do planejamento no encaminhamento da uma aula e a efetividade do uso dos “scripts” para preparação das aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvana Cristina dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Scripts pt_BR
dc.subject Arboviroses pt_BR
dc.title Relato de experiência em Ensino de Biologia – Sequências didáticas planejadas para prevenção de arboviroses pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta