Resumo:
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento motor, o qual está relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. O aprimoramento motor é dependente da biologia, do comportamento e do ambiente, não apenas da maturação do sistema nervoso. Na infância caracteriza-se pela aquisição de um amplo espectro de habilidades motoras, que possibilitam a criança um amplo domínio do seu corpo em diferentes posturas (estáticas e dinâmicas), locomover-se pelo meio ambiente de variadas formas (andar, correr, saltar, etc.) e manipular objetos e instrumentos diversos (receber uma bola, arremessar uma pedra, chutar, escrever, etc.). Essas habilidades básicas são requeridas para a condução de rotinas diárias em casa e na escola, como também servem a propósito lúdicos, tão característicos na infância. A partir do exposto, o presente artigo tem como objetivo investigar a habilidade motora manual de crianças entre 7 (sete) e 11 (onze) anos de idade, com e sem dificuldades de aprendizagem, representados por G1 (Grupo com Dificuldades de Aprendizagem) e G2 (Grupo sem Dificuldades de Aprendizagem). Como resultado, encontramos os seguintes valores, na pontuação geral o G1 apresentou média de pontos de 9,5 e desvio padrão de ±1,05, já o G2 apresentou média de pontos de 13,78 e desvio padrão de ±1,23. Sendo assim, concluímos que o grupo sem dificuldade de aprendizagem apresentou um desempenho melhor no tocante a habilidade manual que o grupo com dificuldades de aprendizagem, cabendo aos professores de Educação Física buscar programas de intervenção no sentido de atenderem educandos que apresentem tais características.
Descrição:
OLIVEIRA, S. D. de. Análise da habilidade manual entre crianças na faixa etária de 07 a 11 anos que apresentam dificuldades de aprendizagem e crianças tidas como normais da escola Municipal Francisca Leite Vitorino do município de Boa Vista – PB. 2015. 29f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.