UEPB - Repositório Digital

No tracejado do embranquecer: a educação a serviço do branqueamento cultural na Paraíba (1930-1940)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Taynnã Valentim
dc.date.accessioned 2018-05-15T15:40:32Z
dc.date.available 2018-05-15T15:40:32Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 370.111
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16663
dc.description RODRIGUES, T. V. No tracejado do embranquecer: a educação a serviço do branqueamento cultural na Paraíba (1930-1940). 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho consiste numa discussão sobre a educação primária na Paraíba (1930-1940), cujo objetivo foi analisar a organização escolar presente na estrutura em Grupo Escolar. Partimos do pensamento de que essa organização se apresentava com a perspectiva social e racial da época, ou seja, defendia-se a modernização, a civilização e embranquecimento da população brasileira. Nesse sentido, propomos um trabalho que versa por entre a passagem da educação primária de Cadeiras Isoladas até o Grupo Escolar, buscando apontar em que momentos e de que forma esse objetivo se fazia existir. Entre os aportes teóricos desta pesquisa que se construiu no campo da História da Educação, apresento Dávila (2006) na discussão sobre o branqueamento cultural voltado para a educação e Pinheiro (2002) que aborda a emergência dos Grupos Escolares na Paraíba. Constatamos que foi durante as décadas de 1930 e 1940 que ocorreu de forma efetiva a manifestação e fortalecimento do ideal de branqueamento cultural em circulação no espaço escolar primário. Concluímos também que durante esse período ocorreu um silenciamento da presença da criança negra na educação. Metodologicamente, o presente trabalho se faz articulado à analise de Mensagens governamentais da Paraíba, fotografias e documentos do arquivo de um Grupo escolar em estudo e da bibliografia pertinente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Solange Pereira Rocha Coorientador: Surya Aaronovich Pombo de Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Civilizar pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.subject Branqueamento cultural pt_BR
dc.title No tracejado do embranquecer: a educação a serviço do branqueamento cultural na Paraíba (1930-1940) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta