Resumo:
Este trabalho consiste numa discussão sobre a educação primária na Paraíba (1930-1940), cujo objetivo foi analisar a organização escolar presente na estrutura em Grupo Escolar. Partimos do pensamento de que essa organização se apresentava com a perspectiva social e racial da época, ou seja, defendia-se a modernização, a civilização e embranquecimento da população brasileira. Nesse sentido, propomos um trabalho que versa por entre a passagem da educação primária de Cadeiras Isoladas até o Grupo Escolar, buscando apontar em que momentos e de que forma esse objetivo se fazia existir. Entre os aportes teóricos desta pesquisa que se construiu no campo da História da Educação, apresento Dávila (2006) na discussão sobre o branqueamento cultural voltado para a educação e Pinheiro (2002) que aborda a emergência dos Grupos Escolares na Paraíba. Constatamos que foi durante as décadas de 1930 e 1940 que ocorreu de forma efetiva a manifestação e fortalecimento do ideal de branqueamento cultural em circulação no espaço escolar primário. Concluímos também que durante esse período ocorreu um silenciamento da presença da criança negra na educação. Metodologicamente, o presente trabalho se faz articulado à analise de Mensagens governamentais da Paraíba, fotografias e documentos do arquivo de um Grupo escolar em estudo e da bibliografia pertinente.
Descrição:
RODRIGUES, T. V. No tracejado do embranquecer: a educação a serviço do branqueamento cultural na Paraíba (1930-1940). 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.