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Os conteúdos da Educação Física, em seu contexto geral, devem ser apresentados de maneira diversificada nos Cursos de formação profissional da área, pois como apresenta, por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1997) a diversidade da cultura corporal está contida nos jogos, brincadeiras, esportes, lutas, danças e ginásticas, tendo isto como referência objetivamos neste artigo, a partir de uma pesquisa documental de análise quanti-qualitativa, comparar as Matrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Educação Física, reconhecidos no sistema e-MEC, do estado da Paraíba, dos anos de 2012 e 2017, e nelas identificar como está sendo apresentado os termos relacionados a Lutas. Destacamos que no ano de 2012 essa análise foi realizada e, apenas, 06 Instituições de Ensino Superior (IES) eram cadastradas e 08 (oito) cursos entre licenciatura e bacharelado, desses, 06 (seis) apresentavam em suas Matrizes Curriculares o Judô como Componente Curricular. Na atualidade encontramos 29 (vinte e nove) cursos, destes tivemos acesso a 18 Matrizes Curriculares que apresentaram o Componente Curricular Lutas a partir dos termos: Lutas; Fundamento da Luta; Aprofundamento da Luta; Ensino das Lutas e, apenas, 03 (três) cursos, ainda, mantém em suas composições curriculares a nomenclatura Judô, sendo isto um fator a ser observado pelo futuro profissional interessado nesse curso, pois a temática não oferece, aparentemente, subsídios para uma discussão ampliada do componente Lutas, no entanto o avanço, no número de cursos nesses 05 (cinco) anos, é bem considerável, pois comparando os temos relacionados as Lutas nas Matrizes Curriculares, apresentam avanço e um olhar mais amplo da temática. |
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