Resumo:
A comunicação faz parte da vida em sociedade, tendo pelo menos dois sujeitos: o emissor e o receptor. Na atualidade, qualquer cidadão pode ter acesso as mais diversas informações, independente de onde esteja localizado geograficamente. Nesse contexto, os meios de comunicação são determinantes para a politização do povo e contribuem para a cidadania, ao mesmo tempo em que seu uso no mundo corporativo pode ser chave para a boa imagem e credibilidade de uma organização. Na esfera da Segurança Pública, as assessorias de comunicação se apresentam como um canal especializado na mediação entre as instituições e a sociedade e não podem ser desvinculadas do processo de gestão e também na prestação de informações exigida do serviço público pela sociedade. Assim, esta pesquisa traça um perfil comparativo de Assessorias de Comunicação/Imprensa em Segurança Pública no Nordeste, analisa suas práticas e propõe a criação de uma Assessoria de Comunicação da Polícia Civil da Paraíba como instrumento de divulgação e, principalmente transparência, das atividades desenvolvidas por essa instituição.
Descrição:
CAVALCANTI, Adryana de Araújo Oliveira. Assessoria de comunicação institucional como elemento de gestão da polícia civil da Paraíba. 2016. 57f. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica na Segurança Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.