UEPB - Repositório Digital

Estratégia metodológica no ensino de Química: O ácido ascórbico (vitamina C) como tema gerador

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dantas, Jaisy Ruana de Medeiros
dc.date.accessioned 2018-06-18T18:06:16Z
dc.date.available 2018-06-18T18:06:16Z
dc.date.issued 2017-12-19
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16828
dc.description DANTAS, J. R. de M. Estratégia metodológica no ensino de Química: O ácido ascórbico (vitamina C) como tema gerador. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract No processo de ensino e de aprendizagem de ciências, grosso modo, percebe-se que parte considerável dos estudantes não consegue articular o conteúdo programático abordado em sala de aula com fatos de seu cotidiano. Práticas pedagógicas adotadas na construção de saberes escolares em áreas científicas, sobretudo, naquelas que carecem de tratamento laboratorial, não têm conseguido atingir os objetivos propostos pelas ementas de componentes curriculares da área supracitada. A priori, acredita-se que, a não adoção de práticas laboratoriais na abordagem de conceitos que fundamentam a ciência, pode estimular o desinteresse e a apatia, em muitos estudantes, no tocante à apreensão de conhecimentos necessários para a formação integral. Assim, esta pesquisa-ação teve o objetivo de construir um modelo molecular tridimensional do Ácido Ascórbico (vitamina C) - utilizando materiais de baixo custo - em sala de aula, para estudantes do 1° Ano de uma escola pública da cidade de Cubati-PB. A partir das concepções dos estudantes público-alvo acerca de vitamina C, foi possível categorizar com segurança, o nível de conhecimento destes e, por conseguinte, elaborar o projeto com base nos elementos egressos do questionário aplicado. Os resultados obtidos aprofundaram e confirmaram, em parte, a hipótese que orientou este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC: a adoção de práticas pedagógicas na abordagem de fundamentos e conceitos científicos, no âmbito deste trabalho, fundamentos e conceitos em química, pode colaborar deveras com aprendizagem significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Janaína Rafaella Scheibler pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Método de ensino pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Estratégia metodológica no ensino de Química: O ácido ascórbico (vitamina C) como tema gerador pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta