UEPB - Repositório Digital

A inserção dos jogos lúdicos como ferramenta auxiliar no ensino de hidrocarbonetos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Ana Karolina de Oliveira
dc.date.accessioned 2018-06-18T18:06:23Z
dc.date.available 2018-06-18T18:06:23Z
dc.date.issued 2017-12-20
dc.identifier.other CDD 371.78
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16829
dc.description PEREIRA, A. K. de O. A inserção dos jogos lúdicos como ferramenta auxiliar no ensino de hidrocarbonetos. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O uso de jogos didáticos lúdicos pode ser utilizado como uma alternativa no ensino de química, influenciando e estimulando os alunos para aprender e raciocinar algo que é visto como um obstáculo na vida estudantil. As ciências (química, física e matemática) como um todo são tão temidas por esses estudantes, e porque não nós como professores amenizar esta dificuldade e torná-la divertida. O processo de ensino-aprendizagem se reduz á simples transmissão e recepção do conhecimento já elaborado, e, por fim que o fracasso de muitos alunos deve-se, principalmente, às sua próprias deficiências, tais como falta de estudos, de desenvolvimento da capacidade entendimento etc. Neste sentido trabalho tem como objetivo contribuir com a memorização da nomenclatura dos hidrocarbonetos, através de jogos didáticos. A metodologia aplicada se caracteriza como um estudo de natureza qualitativa - quantitativa, no qual se utilizou a aplicação de dois questionários, pré- jogos e pós-jogos. A partir da analise dos dados coletados, e sua analise documental por sua vez constatou-se que este método pode ser bem eficaz, pois prende a atenção, fazendo com que os alunos fiquem mais unidos e interessados nas aulas, percebeu-se até que estudavam os assuntos antes das aulas, fazendo com que o objetivo da aula fosse alcançado com êxito tanto pra os alunos de forma mais prazerosa, fugindo das aulas tediosas de apenas teorias, além permitir ao professor uma ferramenta para verificar o aprendizagem dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Helionalda Costa Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos lúdicos pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Hidrocarbonetos pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title A inserção dos jogos lúdicos como ferramenta auxiliar no ensino de hidrocarbonetos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta