dc.description.abstract |
O uso de jogos didáticos lúdicos pode ser utilizado como uma alternativa no ensino de química, influenciando e estimulando os alunos para aprender e raciocinar algo que é visto como um obstáculo na vida estudantil. As ciências (química, física e matemática) como um todo são tão temidas por esses estudantes, e porque não nós como professores amenizar esta dificuldade e torná-la divertida. O processo de ensino-aprendizagem se reduz á simples transmissão e recepção do conhecimento já elaborado, e, por fim que o fracasso de muitos alunos deve-se, principalmente, às sua próprias deficiências, tais como falta de estudos, de desenvolvimento da capacidade entendimento etc. Neste sentido trabalho tem como objetivo contribuir com a memorização da nomenclatura dos hidrocarbonetos, através de jogos didáticos. A metodologia aplicada se caracteriza como um estudo de natureza qualitativa - quantitativa, no qual se utilizou a aplicação de dois questionários, pré- jogos e pós-jogos. A partir da analise dos dados coletados, e sua analise documental por sua vez constatou-se que este método pode ser bem eficaz, pois prende a atenção, fazendo com que os alunos fiquem mais unidos e interessados nas aulas, percebeu-se até que estudavam os assuntos antes das aulas, fazendo com que o objetivo da aula fosse alcançado com êxito tanto pra os alunos de forma mais prazerosa, fugindo das aulas tediosas de apenas teorias, além permitir ao professor uma ferramenta para verificar o aprendizagem dos alunos. |
pt_BR |