Resumo:
A matemática é uma ciência que está nos diversos campos de pesquisas, como também no cotidiano das pessoas, sendo um conhecimento dinâmico e universal, um de seus conteúdos é a geometria, assunto de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem. Objetivos: Relatar uma experiência de ensino de simetria para jovens e adultos do ensino fundamental; observar e identificar as possíveis dificuldades e avanços na aprendizagem de conceitos geométricos, mais especificamente, simetria; verificar como a simetria está sendo abordada no livro didático trabalhado pela escola campo de estudo; propor o estudo de simetria e atividades, utilizando materiais didáticos, manipulativos e visuais. Metodologia: a pesquisa é classificada como qualitativa, o instrumento de coleta dos dados foram fontes bibliográficas, observação e reflexão, os sujeitos da pesquisa foram professores e alunos da turma do 9º ano da escola campo de estudo e os dados foram tratados fazendo uma relação entre teoria, livros e prática de sala de aula. Resultados: observou-se que o livro didático em questão não apresenta conceitos e práticas acerca da simetria, esse conteúdo não é bem trabalhado e enfatizado na sala de aula. Outra questão observada é a práxis pedagógica, que não encontra estratégia didática para o ensino da simetria na EJA. Considerações Finais: Entendemos que, a simetria é um conteúdo importante para formação de um cidadão, assim ela precisa ser trabalhada de forma contextualizada e integrada com a realidade dos alunos.
Descrição:
SILVA, L. O. da. O ensino de simetria para Jovens e Adultos através de jogos e do tema transversal Educação para o Trânsito. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.