UEPB - Repositório Digital

O ensino de Física na perspectiva inclusiva: Uma proposta didática para os deficientes visuais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barros, Claudson Eduardo Araújo Barbosa
dc.date.accessioned 2018-06-18T18:10:39Z
dc.date.available 2018-06-18T18:10:39Z
dc.date.issued 2018-05-18
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16848
dc.description BARROS, C. E. A. B. O ensino de Física na perspectiva inclusiva: Uma proposta didática para os deficientes visuais. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Partindo da necessidade de realizar a inclusão dos aprendizes deficientes visuais nas aulas de Física do ensino regular, decidiu-se mostrar uma proposta didática que, em sua aplicação, pode se basear em saberes docentes e em uma sequência didática. Mesmo não tendo ido à prática, a mesma carrega consigo o conhecimento fornecido pelos autores estudados permitindo assim sua estruturação buscando atender as necessidades de todos os aprendizes. Os saberes docentes, por sua vez, enfatizam a necessidade do docente conhecer as reais necessidades do aprendiz deficiente visual para que possam ser feitas abordagens de formas mais adequadas. Assim, foi feita a proposta da abordagem baseada no Movimento Retilíneo Uniforme com auxílio de uma maquete interativa que simula um campo de futebol e permite a modificação da posição da bola para que o fenômeno possa ser esquematizado mentalmente. Ainda dentro da proposta didática, tem-se avaliações que podem ser feitas com os aprendizes em conjunto e, também, individualmente. Por fim, é possível notar que é necessário a prática para que os saberes docentes sejam aferidos e que a forma como o professor lida com a proposta é que pode tornar sua aplicação eficaz ou não. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ruth Brito de Figueiredo Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Proposta didática pt_BR
dc.subject Deficientes visuais pt_BR
dc.title O ensino de Física na perspectiva inclusiva: Uma proposta didática para os deficientes visuais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta