Resumo:
O presente trabalho ressalta a importância das contações de histórias com personagens
negros. Os momentos vivenciados durante a pesquisa buscaram levantar aspectos de
valorização da população negra, bem como, reafirmar a oposição aos padrões de
inferiorização, enaltecendo as contribuições e valores até então esquecidos pela
sociedade e que através da Lei 10639/03 tornou-se possível e obrigatório a partir do
ensino da história da África e Cultura Afro-brasileira nas instituições públicas e
privadas. Tendo em vista o afastamento dos leitores do hábito e do gosto pela leitura, às
práticas realizadas possibilitam a aproximação dos educandos com uma história afro-
brasileira e suas contribuições para nossa formação como povo brasileiro, identificando
culturas, levantando conhecimento e trabalhando a ética e os valores. As contações de
histórias realizadas numa escola localizada no município de Nova Cruz - Rio Grande do
Norte dispõem de uma influência para adentrar no imaginário das crianças, mudando
expectativas ligadas a realidade. Tal método possibilita a exposição de fatos reais com
melhor compreensão de forma em que chama a atenção e encanta aos olhares. Para
realização deste trabalho, realizou-se uma pesquisa-ação de Fonseca (2002), que, a
partir da utilização de práticas de contações de histórias auxiliadas por livros infanto-
juvenis, proporcionando aos educandos, momentos de descoberta, aceitação,
identificação, reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira. Contudo, os
momentos de contação de histórias proporcionam conhecimento de maneira relevante e
prazerosa. Neste trabalho, foi possível observar que as crianças adentram em um
mundo imaginário e fictício, viajando no mundo da imaginação, utilizando de sua
criatividade. A participação acontece até por meio dos mais tímidos, os quais se
encorajam e se enriquecem diante de um novo enredo.
Descrição:
SILVA, M. C. da. Ler, contar e encantar: contação de histórias com personagens negros(as). 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.