Resumo:
Este estudo traz uma reflexão sobre dislexia na escola e tem por objetivo geral contribuir com
o processo de inclusão de alunos com dislexia. Para tanto utilizamos referenciais teóricos que
comtemplam: esclarecimentos acerca das dificuldades dos alunos com dislexia e suas
definições, ideias defendidas por Fonseca (2016), Olivier (2011); um breve histórico sobre a
educação inclusiva fundamentadas por Voivodic (2004), Mantoan (2006) e algumas propostas
de leis de ensino inclusivo, tais como a: A Constituição Federal de 1988 e a LDB nº. 9.394/96,
além de outras fontes teóricas de consulta. Para desenvolver esse estudo com abordagem
qualitativa foi utilizada a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada no
município de Alagoinha-PB, para a qual foram adotados um questionário e a observação de
um estudante com 10 anos. A dislexia é um tema que precisa ser reconhecido, pois poucos
sabem o seu significado. Além disso a escola precisa de métodos adequados para incluir esse
aluno com dislexia. Após as observações e a aplicação do questionário ficou evidente que o
aluno está pouco assistido em sala de aula, por falta de métodos adequados para melhorar sua
aprendizagem.
Descrição:
ALBUQUERQUE, S. F. de. A inclusão de aluno com dislexia na escola: estudo de caso. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.