dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo de refletir sobre as contribuições das
experiências obtidas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID), Subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual da
Paraíba (UEPB). A participação da autora se deu na Escola Antenor Navarro,
foram desenvolvidas práticas inovadoras de ensino e aprendizagem a partir do
projeto aplicado em uma turma de 5º ano, tendo como tema: Meio Ambiente
“Conscientizar para preservar”. O referido projeto trouxe o lúdico para a sala de
aula, constituindo uma prática pedagógica em torno do processo de reflexão
ação e reflexão, favorecendo a articulação entre a pesquisa e o ensino,
objetivando fortalecer a prática docente na educação em toda a sua amplitude,
estabelecendo relações essenciais para o processo de ensino e aprendizagem,
entre os saberes teóricos e as ações em sala de aula por meio da interação
entre os graduandos da licenciatura e a escola. Foram adotados os seguintes
procedimentos metodológicos: pesquisa-ação e pesquisa bibliográfica. Para
fundamentação teórica foram consultados autores tais como: FREIRE (1996);
MOREL (2015); KENSKI(2007) THIOLLENT (2008) e dentre outros. Tomando
como pressuposto as experiências vivenciadas, é possível afirmar que o PIBID
contribuiu efetivamente na ação pedagógica por meio da reflexão entre a teoria
e prática. O docente em formação analisa a construção de um conhecimento
significativo necessário a ser trabalhado pelos alunos, através de novas
metodologias, trazendo a importância de um educador crítico-reflexivo nas
escolas. As atividades apresentadas contemplaram novas metodologias de
ensino. Tais atividades foram planejadas de acordo com a realidade dos alunos
da escola, sendo elas criativas e diversificadas. As atividades atrativas
concentraram a atenção dos discentes, proporcionando a problematização
acerca de propostas inovadoras, garantindo uma melhor qualidade no processo
de ensino aprendizagem. |
pt_BR |