Resumo:
O presente trabalho tem por finalidade ressaltar a importância da ludicidade
dentro do processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa. Faz uma
abordagem histórica do lúdico e do ensino da língua. Destaca alguns fatores
inerentes a educação, enfatizando o uso de jogos e brincadeiras como método
construtor do conhecimento. Para este estudo foi utilizada a pesquisa qualitativa por
meio de um questionário de múltipla escolha, aplicado a 20 professores do ensino
fundamental I. A partir da análise qualitativa e bibliográfica, constatou-se que a
ludicidade é fator intrínseco a educação infantil e que suas contribuições são
perceptíveis quando associadas ao planejamento e acompanhamento adequado.
Verificou-se a importância empregada pelos profissionais da educação acerca do
uso de jogos em suas aulas de português, atentando para os aspectos favoráveis e
desfavoráveis ao uso de tal metodologia.
Descrição:
ALVES, M. P. B. O lúdico como facilitador didático no ensino da língua portuguesa. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.