Resumo:
Este trabalho tem por finalidade refletir sobre a prática de leitura literária, contação de histórias e suas contribuições para o processo de sociabilização e aprendizado, em especial do educando com Deficiência Intelectual (DI), em sala de aula. Foram observadas aulas de língua portuguesa, dando destaque aquelas onde a literatura é abordada. Também acompanhamos alguns atendimentos na sala do AEE (Atendimentos Escolar Especializado) e realizamos entrevistas com os docentes das turmas aqui mencionadas. Diante das análises teóricas é possível refletir que a prática da leitura literária e contação de histórias contribui para a formação e desenvolvimento intelectual do educando com DI. Mediante as informações coletadas conclui-se que o ensino de literatura, através de leitura e contação de história não é uma prática pedagógica consistente e cotidiana na realidade estudada, especialmente no ensino destinado aos alunos com DI. Entre os motivos apresentados pelos educadores, destacamos a defasagem na formação acadêmica, bem como a superlotação nas salas de aula, o que segundo eles, desfavorece o processo de socialização e aprendizagem. Pretendemos que este trabalho venha contribuir, não só no debate acadêmico, mas também para ampliação de práticas de leitura de textos literários. Acreditamos que a partir da dessa prática seja possível enriquecer as aulas, ampliar horizontes e as expectativas dos alunos, dando-lhes maior oportunidade de crescimento psicossocialmente.
Descrição:
XAVIER, M. A. S. Atendimento escolar especializado, literatura e contação de história: refletindo a prática pedagógica em uma escola do município de Monteiro - PB. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo]